Linha Editorial

         A ideia que norteou a criação desta revista  sustenta-se na necessidade, por nós sentida, de criarmos um espaço aberto de reflexão e partilha. Como nós, muitos cidadãos sentem que viver em sociedade implica intervenção.

    Como Intervir?

         É para esta questão que pretendemos encontrar possíveis respostas ao lançarmo-nos nesta aventura.

    Na Educação, enquanto profissionais nesta área, privilegiamos abordagens centradas no desenvolvimento do Homem, actor e produtor do seu "eu" e do "social". A evolução da sociedade da informação em que vivemos para a sociedade do conhecimento obriga a uma mudança na cultura educativa, requer inovação pedagógica. Aos professores compete o abandono da sua postura tradicional de únicos detentores do saber para assumirem o papel de mediadores de um saber colectivo, sem excluídos, catalisador de processos inovadores, de intervenção e participação.

    Na sociedade actual, o acesso à informação e a construção do conhecimento, a comunicação e a sociabilidade apresentam uma dimensão tecnológica incontornável. A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação não é per si sinónimo de abordagens inovadoras. Não obstante, estas assumem-se cada vez mais como ferramentas profícuas em processos de inovação e intervenção. As comunidades virtuais de aprendizagem e a ciberdemocracia são já dois conceitos fundamentais para compreender um futuro que caminha a passos largos na direcção do presente.

    Na política, num contexto de globalização em que não podemos ficar indiferentes, consideramos a igualdade de acesso à informação uma condição imprescindível para  a existência de uma democracia participativa, de uma cidadania capaz de promover atitudes pró-activas e mobilizadoras de novos protagonismos.  

         Assim,  com INTERVIR procuramos criar mais um espaço de reflexão partilhada com todos aqueles que, como nós, se preocupam com o desenvolvimento do homem e da comunidade, em torno das dimensões educativa, tecnológica e política.

     

     

<Contactar por correio electrónico>
Questões relacionadas com o conteúdos dos textos apresentados. >>
- Questões relacionadas com o webdesign.
>>
- Outras questões. >>


Última actualização: Dezembro de 2001

© Intervir 2001.